Etapas do desenvolvimento do bebê em seu primeiro ano de vida

Foto tirada por Débora Araújo

De recém-nascido indefeso para uma criança ativa levam, apenas, doze meses. Os bebês crescem e mudam em um ritmo surpreendente e cada mês trazem novos e excitantes desenvolvimentos.

Mães e pais de primeira viagem, muitas vezes, se perguntam o que esperar em seguida e como saber se o desenvolvimento do seu bebê está dentro da normalidade. Em vez de se concentrar muito nas fases de desenvolvimento, é importante lembrar que todos os bebês se desenvolvem no seu próprio ritmo. Há uma "janela" bastante ampla que indica o período normal para que um bebê atinja um estágio particular de desenvolvimento.

"Se seu bebê atinge uma fase prematuramente, ele pode demorar de atingir uma outra, porque vai estar muito ocupado aperfeiçoando a habilidade adquirida anteriormente, " afirma a pediatra Jennifer Shu, MD.

Alguns bebês podem dizer sua primeira palavra aos oito meses, enquanto que outros começam a falar, pouco depois de um ano e a andar, a qualquer momento, entre os nove e dezoito meses.

Mantendo esses tipos de variações em mente, aqui está o que seu bebê pode estar fazendo durante cada estágio de três meses do primeiro ano.

O desenvolvimento do bebê entre o primeiro e o terceiro mês.

Durante o primeiro estágio de desenvolvimento, os corpos e os cérebros dos bebês estão aprendendo a viver no mundo exterior. Entre o nascimento até o terceiro mês seu bebê pode começar a:

·        Sorrir. No início, será apenas para si mesmo. Mas dentro desse período, ele estará sorrindo em resposta a seus sorrisos e tentando fazer que você sorria de volta para ele;

·        Levantar a cabeça e o peito quando está de bruços;

·        Rastrear os objetos com os olhos e diminuir, gradualmente, o desalinhamento dos olhos;

·        Abrir e fechar as mãos e leva-las à boca;

·        Segurar os objetos com as mãos;

·        Levantar as mãos em direção a algo ou tentar pegar os objetos pendurados, embora, ele ainda não seja capaz de conseguir.

O desenvolvimento do bebê entre o quarto e o sexto mês.

Durante esses meses, realmente, os bebês estão aprendendo a pegar os objetos e manipular o mundo ao seu redor. Eles estão dominando o uso das ferramentas incríveis que estão ao seu alcance. Também, estão descobrindo suas vozes. De quatro a seis meses de idade, seu bebê provavelmente:

·        Vai virar de barriga para cima ou de barriga para baixo. Normalmente, ele vira primeiro de barriga para baixo;

·        Balbuciar, fazendo sons que podem soar como linguagem real;

·        Rir;

·        Estender as mãos para agarrar objetos (tome cuidado com o seu cabelo), e manipular brinquedos e outros objetos com suas mãos;

·        Vai se sentar com apoio e manter o controle sobre a cabeça.

O desenvolvimento do bebê entre o sétimo e o nono mês.

Durante a segunda metade do primeiro ano, seu pequeno se torna um bebê ágil. Depois de perceber que ao ficar rolando pode chegar a qualquer lugar ele vai passar os próximos meses procurando um jeito de se mover de um lado para o outro. Se você, ainda não tem uma protetor para o bebê é melhor povidenciar um!

Durante esse período de tempo, seu bebê pode:

·        Começar a engatinhar. O que inclui arrastar as nádegas para se deslocar ou se arrastar de barriga impulsionado pelos braços e pelas pernas, bem como, rastejar com as mãos e com os joelhos. Alguns bebês nunca rastejam, passando, diretamente, do rastejar com as nádegas para andar;

·        Sentar-se sem apoio;

·        Responder as palavras familiares como seu nome. Ele também pode responder o "Não", parando e olhando para você, e pode começar a balbuciar "mamãe" e "papai";

·        Dar tapinhas para tentar pegar os objetos;

·        Aprender a se levantar.

O desenvolvimento do bebê entre o décimo e o décimo segundo mês.

A última etapa de desenvolvimento do primeiro ano do bebê é considerada uma transição. O bebê não é mais uma criancinha indefesa e pode olhar e agir como uma criança que está procurando começar a andar. Mas, ainda conserva diversos hábitos de um bebê. Ele está aprendendo a:

·        Começar a se alimentar. Os bebês nesse estágio de desenvolvimento podem segurar pequenos objetos, como cereais em forma de “O” entre o polegar e o indicador;

·        Andar ou se movimentar nos ambientes se apoiando nas mobílias;

·        Dizer uma ou duas palavras, sendo que, “mamãe” e “papai” se tornam palavras preferidas para se referir aos pais. A média é de três palavras bem pronunciadas no primeiro ano de vida, mas a variação, nesse caso é bastante ampla;

·        Apontar os objetos que ele quer, a fim de chamar sua atenção;

·        Começar a “fingir, brincar” ao copiar você ou usar corretamente os objetos, como fingir falar ao telefone;

·        Dar os seus primeiros passos. Geralmente, isso ocorre por volta de um ano, mas varia muito.

Quando consultar um pediatra

O que deve ser feito se você achar que seu bebê não alcançou o marco de crescimento ou de desenvolvimento. Primeiramente, segundo a pediatra Shu, confie em sua intuição. “Se, realmente, você sentir que alguma coisa está errada fale com um médico, pois se existe um problema ele deve ser logo notificado, ” diz ela. “A intervenção precoce é melhor, além de você conhecer seu bebê melhor do que ninguém."

Lembre-se, entretanto, que não é exatamente, quando seu bebê se senta sozinho ou diz as primeiras palavras que servirá para mensurar o seu desenvolvimento, já que ele está avançando em seu desenvolvimento, sem você perceber. “Não olhe para o tempo e sim para o progresso e observe que seu filho está mudando e crescendo, “ afirma a pediatra. “Não é uma corrida. Ninguém vai perguntar no exame da faculdade quando seu filho começou a andar ou quando ele falou ‘papai."

Extraído do site: http://www.webmd.com/parenting/baby/infant-development-9/stages-of-development?page=2

Tradução: Adelson Alves

 

Newsletter

Assine a nossa newsletter: