Transforme a adversidade em sucesso

Infelizmente a adversidade é algo que cada um de nós tem que passar em algum momento de nossas vidas. Ela pode nos segurar, pode prejudicar a nossa motivação e, basicamente, pode nos fazer sentir como se estivéssemos presos em uma situação terrível e sem saída.

No entanto, há uma saída e há uma maneira de superar a adversidade; você só tem que entender a situação e olhar para ela de uma perspectiva diferente. Por exemplo, pensar no problema como uma situação externa. Quando olhamos para a vida de outra pessoa é fácil verificarmos como ela pode mudar e, também, detectamos as diversas maneiras pelas quais ela pode sair daquela situação. Isso porque você não está emocionalmente ligado ao fato ficando, portanto, mais fácil olhar para as coisas de ângulos diferentes.

Assim, a fim de superar a adversidade em sua vida não é necessário se envolver emocionalmente com a situação, de modo que você possa encontrar uma saída.

A aceitação é a solução

Por mais que você lute contra algo, mais perdas terá. A adversidade é algo que vai lhe afetar em algum momento e que, de alguma forma, você terá que aceitar. Entretanto, ter que aceitá-la, não quer dizer sofrer por causa dela.

O sofrimento é algo que escolhemos, quer nos demos conta de que estamos fazendo uma escolha ou não. É mais difícil optar contra o sofrimento, mas você pode se quiser. Escolha ser forte. Se precisar encontrar motivação para ser forte, então a encontre em qualquer meio possível. Envolva-se com qualquer coisa que lhe faça mais forte. Pense consigo mesmo "Eu não posso mudar essa situação, mas posso mudar o que sinto." Ao se tornar um lutador e não desistir, a adversidade irá lhe ajudar e você acabará por superá-la.

Tente ver a adversidade como uma coisa positiva

Por mais difícil que possa parecer a adversidade, realmente, pode ser uma coisa positiva. Há um ditado que diz que nada acontece por acaso e o que não nos mata nos torna mais fortes. Certamente, isso é verdadeiro para todos nós e, se aprendermos a olhar a adversidade como uma lição, em vez de deixá-la nos derrubar, só poderemos sair da experiência mais forte do que antes.

Pense nisso: se não existisse desafios a vida seria enfadonha. Não ganharíamos nada e nem sentiríamos a satisfação que obtemos quando passamos pela adversidade. Quer aceitemos ou não, verdadeiramente, ela é algo positivo e pode nos dar satisfação e poder.

Geralmente, você pode superar a adversidade porque você é, suficientemente, forte para fazer isso. Sempre que essa pequena voz for ouvida em sua cabeça "eu não posso fazer isso", basta lembrar-se que você pode. O que não se deve fazer é entrar em pânico e simplesmente desistir. Se você, apenas, aceitar a situação e atravessá-la, logo perceberá que a adversidade foi superada e que, a partir daí a vida poderá ser vivida, conforme seu merecimento.

Temos que aprender a nos adaptarmos.

"A adversidade tem o efeito de despertar talentos que em circunstâncias prósperas ficam adormecidos." Horácio.

Em todo o mundo as empresas estão falindo e os empregos estão diminuindo a uma taxa alarmante. E, para citar novamente Horácio, a crise mais do que nunca é o momento de "manter uma mente uniforme." Sem dúvida, alguns indivíduos sucumbirão, devido às circunstâncias em que se encontram e outros irão apreciar essas condições. Esses adoram clima tempestuoso porque os favorece. Apenas como um pequeno lembrete: Havia mais milionários, que vieram do nada, durante a recessão da década de 1920 do que em qualquer outro momento. Por que deve ser diferente durante este tempo, muito menos grave, que estamos passando? Às vezes, as pessoas ficam muito acomodadas quando se sentem "seguras" e param de desenvolver suas habilidades e talentos. O tempo da adversidade é o melhor momento para aproveitar o seu potencial e ser criativo. Você se lembra quando estava animado pela última vez sobre algo? Então, apegue-se àquele pensamento e àquela ideia súbita (brainstorm) que dizem respeito as infinitas possibilidades escondidas em sua paixão. Por que não ser ousado e usar sua paixão para abrir uma nova porta?

Se alguém estiver sempre em dúvida, não há segurança em um trabalho típico, ou seja, acordar de manhã, ir ao trabalho e voltar para casa à noite. Fala-se que a única maneira previsível de se tornar rico é possuir seu próprio negócio. E, se você acha que na crise é o pior momento possível para iniciar um negócio você não poderia estar mais longe da verdade.

Contudo, talvez, essa declaração deva ser moderada, já que alguns indivíduos não estão preparados para serem donos de negócios ou empresários qualificados. Isso não significa que eles não possam encontrar maneiras de aumentar sua renda atual de um trabalho regular.

Ao configurar um negócio para sobreviver e prosperar em tempos econômicos difíceis existem vários fatores a serem considerados para que, efetivamente, você tenha um negócio à prova de recessão e garanta o sucesso dele.

Aqui estão 5 pontos críticos que você precisa aprender antes de montar ou desenvolver um negócio durante uma crise econômica:

1. Onde você precisa fazer cortes durante uma recessão;

2. Onde você precisa gastar mais durante uma recessão;

3. Como automatizar e sistematizar seu negócio;

4. Como administrar seu negócio, em oposição a trabalhar em seu negócio;

5. Como aumentar sua autoestima para que sua autoconfiança se mantenha elevada, quando tiver que lidar com os muitos desafios que você terá que enfrentar.

Coloque esses elementos em uma posição que vá garantir a sobrevivência do seu negócio, durante a recessão, bem como, prosperar economicamente em tempos difíceis.

Como transformar sua adversidade em sucesso

1.   Encontre o diamante no carvão.

Tudo o que acontece nessa vida tem um valor. Nem sempre pode parecer isso, porque tudo que você se lembra é da dor e do sofrimento que tenha experimentado. Exatamente agora, alguém pode lembrar de que existem milhares de pessoas passando pelos mesmos tipos de situações que a dele. As coisas aprendidas, a partir da sua adversidade podem ajudar os outros a superarem as circunstâncias difíceis que elas estão atravessando. Muitas vezes, você pode até transmutar o que aprendeu em um negócio lucrativo.

2.   Mantenha sua meta viva.

Se, sua meta para fazer o que você está realizando fracassar a adversidade lhe dominará. Contudo, se você mantém, continuamente, sua meta e visão à frente de sua mente, qualquer adversidade que você vier a enfrentar será pulverizada, porque você sabe que o que você está fazendo na vida é maior do que as circunstâncias presentes que você está enfrentando.

3.   Levante-se

Cerque-se de pessoas que podem lhe ajudar nos tempos difíceis da vida. Nunca pretenda fazer tudo sozinho. Às vezes, você precisa ter pessoas ao seu redor para incentivá-lo. Isolar-se em tempos de dificuldade é uma das piores coisas que você pode fazer.

Não deixe as dificuldades triunfarem em sua vida. Use estas 3 chaves para lhe ajudar a superar adversidade, a fim de que você possa obter o sucesso que, presumivelmente, você sabe ser seu! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter: