Leia aqui...

A próstata é uma glândula do tamanho de uma bola de golfe que se situa entre a bexiga e o pênis. Ela segrega o fluido que nutre e protege o esperma. A maior parte dos homens mais velhos têm algumas células cancerígenas em suas próstatas. Mas pelo fato dessas células crescerem lentamente, normalmente, elas não causam sintomas ou não afetam a saúde na maior parte deles. Tendo dito isso, aproximadamente, 230.000 homens americanos são diagnosticados com câncer de próstata todo ano e quase 30.000 morrem disso.

Exatamente, porque alguns homens desenvolvem o câncer de próstata completamente e outros não é um mistério. Mas os pesquisadores identificaram vários fatores que aumentam o risco da doença no homem. Esses incluem:

Idade. Os homens mais velhos são mais suscetíveis a  desenvolverem câncer de próstata do que os mais novos.

Raça. Os homens americanos e os africanos são mais suscetíveis a desenvolverem tumor na próstata do que os homens de outras raças, bem como, só serem diagnosticados nos estados mais avançados do câncer.

Histórico familiar. Um homem, cujo pai ou irmão foi diagnosticado com câncer na próstata tem duas ou três vezes mais chances de desenvolvê-lo do que um homem que não tem membros da família com a doença.

Estilo de vida. Os homens que consomem muita carne vermelha ou produtos lácteos altamente gordurosos aparentam ter um maior risco do câncer de próstata.

Os tratamentos para o câncer de próstata incluem a prostatectomia, que é a remoção da próstata, e radioterapia. Ambos, frequentemente, causam efeitos colaterais, como incontinência e disfunção erétil. O tratamento, logo no começo com cirurgia ou radiação, não “cura,” necessariamente, a doença e nem impede que alguns homens morram com câncer de próstata, cada vez mais homens optem por uma estratégia conhecida como espera assistida ou vigilância ativa. Eles e seus médicos monitoram, rigorosamente, o câncer de baixo risco e só escolhem o tratamento, quando a doença parece ameaçar se desenvolver e se espalhar.

 

Extraído de:  http://www.health.harvard.edu/topics/prostate-cancer

Tradução: Adelson Alves

Newsletter

Assine a nossa newsletter: