10 dicas para um envelhecimento melhor

Conseguir sono de boa qualidade e de modo satisfatório é essencial para se manter saudável e envelhecer bem. Certos problemas de sono, por exemplo, apneia do sono, requerem tratamento médico. Mas estes 10 passos simples podem ajudá-lo a superar as dificuldades gerais de sono, incluindo insônia.

Fixar um horário de sono consistente e rotineiro. Vá para a cama no mesmo horário toda noite e acorde no mesmo horário todas as manhãs. Um conjunto de rotina de sono vai "treinar" você adormecer e acordar mais facilmente.

Usar a cama só para dormir e manter relações sexuais.

Não ingerir bebida que contenha cafeína. Para algumas pessoas uma única xícara de café pela manhã significa uma noite de insônia. Também a cafeína pode aumentar a necessidade de urinar durante a noite.

 

 

Seja ativo fisicamente. Exercício aeróbico regular como caminhar, correr ou nadar proporcionam três benefícios importantes para o sono: você adormece mais rápido atingindo um maior percentual de sono profundo e reparador, bem como, desperta menos vezes à noite.

Limite cochilos diurno. Cochilo prolongado pode romper o ciclo natural do seu sono e o impedir de se sentir, suficientemente, cansado para adormecer.

Evite fumar. A nicotina faz você perder o sono.

Ingira bebida alcoólica moderadamente. O álcool debilita o sistema nervoso e assim uma dose pode ajudar algumas pessoas a adormecer. Mas este efeito desaparece após algumas horas e, até pode levar a acordar durante a noite. O álcool também pode piorar o ronco e outros problemas respiratórios do sono.

Melhore o seu ambiente de sono. Retire a televisão, o telefone e quaisquer outros dispositivos do quarto. Isso reforça a ideia de que seu quarto foi destinado para se dormir. Um ambiente ideal tem de ser calmo, escuro e relativamente frio, com uma cama confortável e o mínimo de barulho.

 

Se, depois de 20 minutos na cama você continuar acordado, levante e faça uma leitura para relaxar. Caso contrário, você vai ficar se virando de um lado para o outro.

Tente evitar tomar pílulas para dormir. Se você toma, sob prescrição médica remédio para dormir, combine com o seu médico para usá-lo, eficazmente e, por um período curto de tempo.

Extraido de: http://www.health.harvard.edu/staying-healthy/successful-aging-10-tips-for-better-sleep

Tradução: Adelson Alves

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