A vitamina C estimula seu sistema imunológico e previne resfriados?

 

A Vitamina C estimula seu sistema imunológico e previne resfriados?

Dr. Anthony Komaroff, Prof. De medicina de Harvard Medical School responde.

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, foi promovida como complemento para a saúde por décadas. É, talvez, mais conhecida pela sua reputação em prevenir e tratar o resfriado comum, ao mesmo tempo. Essa ideia foi divulgada, intensivamente, na década de 1970 por um dos bioquímicos mais famoso do século 20, Linus Pauling ganhador do Prêmio Nobel. Porém, Linus Pauling não ganhou o Prêmio Nobel pelas suas teorias sobre a vitamina C.

A vitamina C é crucial para formação do colágeno substância que dá sustentação estrutural aos tendões, ligamentos, ossos e vasos sanguíneos.

A vitamina C também é um potente antioxidante. Quando as células dos nossos corpos realizam suas atividades produzem um grupo de substâncias químicas residuais chamadas de “radicais livres.” Esses radicais livres também são produzidos por fatores ambientais, como fumaça de cigarro, raios ultravioletas e poluição do ar. Os antioxidantes podem se combinar com os radicais livres tornando-os inofensivos.

Infelizmente, apesar do entusiasmo, a vitamina C não parece prevenir resfriados e sua capacidade para encurtar a duração dos resfriados é mínima. Um resumo de 29 estudos envolvendo mais de 10.000 pessoas confirmaram a ausência de benefícios pela complementação regular de vitamina C.

Também, há pouca evidência de que os suplementos de vitamina C previnam câncer, doença do coração ou cataratas.

A dose diária recomendada para os homens é 90 mg/dia e as mulheres devem consumir 75 mg/dia. Se você for fumante acrescente 35 mg à dose recomendada. Complementar em quantidades superior àquela recomendada não oferece benefícios proveitosos, mas provavelmente, não irá lhe prejudicar.

Só porque a vitamina C não parece estimular seu sistema imunológico não quer dizer que não estimule o sistema imunológico “natural.” De fato, se você quer fortalecer o seu sistema imunológico e ativar sua habilidade para combater os resfriados, tente se exercitar. Exercício aeróbico regular e moderado pode reforçar sua proteção contra as infecções respiratórias comuns.

Também, dormir é muito importante. As pessoas que dormem bem são menos propensas às infecções nas vias respiratórias superiores. Por exemplo, há muito tempo eu tenho uma tendência a pegar infecções sinusais. Se fico duas noites sem dormir bem, pelo menos, durante sete horas, muitas vezes, posso sentir uma nova infecção se manifestando.

As pessoas que consomem dietas ricas em frutas e vegetais parecem ter menos possibilidades de pegar resfriados (embora seja improvável que a dieta sozinha seja a responsável.) Também, alguns estudos descobriram a suscetibilidade para pegar resfriados aumentadas, devido aos níveis elevados de stress. Portanto, também, a redução do stress pode ajudar.

Resumindo, enquanto o uso regular de vitamina C é improvável lhe proteger contra resfriados, existem outras coisas que você pode fazer para se proteger e fortalecer seu sistema imunológico.

Tradução: Adelson Alves

E vocês o que acham sobre a Vitamina C?

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